domingo, 26 de junho de 2011

Game Boy Advenced

                                                
                     
      Game Boy Advance (popularmente abreviado como GBA) é um console portátil desenvolvido e fabricado pela empresa japonesa Nintendo. Foi lançado no Japão no dia 21 de Março de 2001; na América do Norte no dia 11 de Junho de 2001; na Europa em 22 de Junho de 2001 e na China (excluindo Hong-Kong) em 8 de Junho de 2004. Também fora lançado ao Brasil pela Gradiente, mas pouco tempo depois deixou de ser produzido. É o sucessor do Game Boy Color, e um dos últimos produtos da linha Game Boy. Seu codinome durante o processo de desenvoldimento foi Projeto Atlantis.O Game Boy Advance é retrocompatível com a maioria dos jogos lançados para o Game Boy e o Game Boy Color, assim como novos jogos desenvolvidos para levar vantagem das novas capacidades técnicas do sistema. É alimentado por duas pilhas AA, que fornecem cerca de 5-10 horas de jogo, assim como uma fonte opcional de energia que é conectada diretamente nas entradas de pilha do GBA. A versão SP do GBA vem com uma bateria recarregável de íons de lítio e acompanha carregador bivolt automático.
     A tela de 2,4" LCD é capaz de uma resolução máxima de 240x160 pixels em cores de 15-bit (32.768 cores). Esta tela possui mais pixels que os 160x144 do Game Boy, e quando os jogos da plataforma antiga são rodados o jogador pode apertar "L" ou "R" para selecionar entre um modo de 160x144 com uma tarja preta ou aumentar a escala para 240x144 pixels.
     Uma das "falhas" da tela LCD é que ela é iluminada pela luz ambiente. Jogadores normalmente precisam inclinar o portátil para levar vantagem de alguma fonte de luz externa. Diversas modificações de luzes tentaram resolver o problema, até o lançamento do Game Boy Advance SP, onde o próprio console emite a luz.
     GráficosO hardware do GBA possui suporte para operações simples em 2D usando elementos gráficos chamados de sprites.Jogos mais recentes foram aos limites do GBA com gráficos simples em 3D. Estes jogos incluem V-Rally 3, Asterix and Obelix XXL, 007 Nightfire, Top Gear Rally, Monster Truck Madness, Driv3r e muitos outros jogos com engines em 3D real. Outros jogos em pseudo-3D como os da série Doom, Duke Nukem e Kill switch também tinham alguns dos gráficos mais bonitos do portátil. Utilizando sprites 2D para objetos e gráficos pseudo-3D para a arquitetura, estes jogos normalmente tinham uma boa taxa de quadros por segundo. Alguns acham que jogos 3D são um avanço bem-vindo para o GBA, enquanto alguns acham que os desenvolvedores estão indo além das capacidades do sistema. Com a lançamento do Nintendo DS, jogos em 3D para o GBA terão, provavelmente, sua produção limitada.
       Game Boy Advance Video - Estes cartuchos altamente populares contém dois episódios de desenhos ou animações de 30 minutos cada. Primeiramente lançado nos EUA em Maio de 2004, eles custam U$ 19,99 e tinham desenhos como Pokémon,Bob esponja, SquarePants, Sonic X, e Teenage Mutant Ninja Turtles. Os filmes Shrek, Shrek 2, e Shark Tale também foram disponibilizados e estavam todos completos. Infelizmente, este cartuchos apresentavam um erro quando eram inseridos em um Gamecube através de um Game Boy Player. Eles caíram de popularidade e hoje são encontrados por menos de U$10,00.
  Top GBA:

Nenhum comentário: